Inventários de Emissões Atmosféricas do Estado de Santa Catarina – Emissões Industriais, veiculares e queima de biomassa

A caracterização das emissões atmosféricas é considerada fundamental para o desenvolvimento de estudos de qualidade do ar. Seja em perímetro urbano ou rural, as complexas interações de poluentes atmosféricos originados por fontes fixas ou móveis em conjunto com as condições meteorológicas e topográficas da região podem comprometer a qualidade do ar ambiente. Portanto, a primeira etapa para compreender melhor esta problemática é através do conhecimento de inventários de emissões.

A elaboração de inventários de emissões são valiosas fontes de informações e essenciais para preencher lacunas envolvendo a quantificação e espacialização das fontes de emissão, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias de gestão e controle de emissões atmosféricas.

Santa Catarina é o estado brasileiro com o maior número de indústrias per capita (29 indústrias para cada 10.000 habitantes). Além disso, de acordo com os dados do Departamento Nacional de Trânsito, no ano de 2017, o estado catarinense obteve o maior número de carros por pessoa. Vale salientar também que Santa Catarina alcançou a 9ª posição no ranking nacional de produção agrícola, apesar de concentrar apenas 1% do território nacional. Mesmo tendo conhecimento que estas atividades trazem implicações na qualidade do ar, ainda pouco se sabe sobre as fontes de emissões e quais as suas contribuições para a qualidade do ar no estado catarinense.

Frente a esta problemática, o Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr), desenvolve o projeto “AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS EMISSÕES VEICULARES, QUEIMADAS, INDUSTRIAIS E NATURAIS NA QUALIDADE DO AR EM SANTA CATARINA” que dará subsídios para a construção de um sistema de Gestão da Qualidade do Ar em Santa Catarina. O projeto é firmado com a Fundação de Amparo a Pesquisa Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Entre os produtos contemplados no projeto estão a elaboração de inventários de emissões Industriais, veiculares e de queima de biomassa (Figura 1). Nestes relatórios são divulgadas informações, análises de dados, metodologias e ferramentas desenvolvidas e estudadas pelos alunos no LCQAr.

Figura 1: Inventários de Emissões Industriais – Ano Base 2019;
Inventário de Emissões Veiculares – Ano Base 2017;
Inventário de Emissões pela Queima de Biomassa – Ano Base 2017 e 2018

O inventário de emissões industriais de Santa Catarina – Ano Base 2019 é o primeiro a ser apresentado de uma série de relatórios que serão elaborados para este tipo de fonte. São destacadas os diversos segmentos e portes industriais, bem como as respectivas localizações no território catarinense. As informações referentes as emissões industriais em Santa Catarinas podem ser acessadas pelo link a seguir:

O inventário de emissões veiculares no estado de Santa Catarina – Ano Base 2017 é o segundo volume sobre este tipo de fonte a ser publicado pelo presente projeto. Nesta edição contém a atualização das estimativas das emissões por escapamento e evaporativas elaboradas no último relatório. Também foram englobadas estimativas de maior número de poluentes originados deste tipo de fonte. Todas as informações sobre emissões veiculares em Santa Catarina podem ser acessadas pelo link a seguir:

O Inventário de Emissões pela Queima de Biomassa no estado de Santa Catarina – Ano Base 2017 e 2018 assim como o inventário de emissões industriais é a primeira edição de uma série de relatórios que serão elaboradas para este tipo de emissão. A queima de biomassa a céu aberto está entre as principais fontes emissoras de poluentes atmosféricos. No relatório é apresentada a série temporal de focos de calor segregadas por meses e anos, além da quantificação e espacialização das emissões nos municípios e regiões catarinenses. As informações completas para esta fonte de emissão em Santa Catarina pode ser acessada pelo link a seguir:

Translate