MP e Indicadores de Saúde

 

Desde 2012, o LCQAr monitora uma das parcelas mais finas do material particulado, o MP10. O material particulado (MP) é considerado qualquer partícula sólida ou líquida, presente em suspensão na atmosfera¹. O monitoramento é uma alternativa para avaliar os impactos das concentrações dos poluentes em locais específicos.

Estas partículas são emitidas por fontes ou formadas por poluentes como sulfato e nitrato e podem ocasionar efeitos nocivos ao meio ambiente e também à saúde humana. Sua parcela mais fina, o Material Particulado Inalável, com diâmetro aerodinâmico menor que 10μm e 2,5μm (MP10 e MP2,5 respectivamente) pode ser responsável pelo agravo de doenças do sistema respiratório e cardiovascular.

A base de dados criada no laboratório vem auxiliando a realização de projetos e estudos na área, como o projeto “Investigação da influência da concentração de material particulado inalável nos indicadores de saúde da cidade de Florianópolis/SC”, desenvolvido no último ano. A continuidade deste estudo está sendo realizado hoje no projeto que visa associar custos de saúde a poluição atmosférica. O LCQAr visa ainda desenvolver outras pesquisas com o objetivo de expandir o estudo para o estado de Santa Catarina.

¹ https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/


Translate