Gestão de Odores

Avaliação e Medição de Emissões Atmosféricas Industriais

No campo da poluição atmosférica, as emissões gasosas odoríficas representam motivos frequentes de desconforto para a população. 
Uma das formas de identificar a concentração odorante, advinda dos processos industriais é a medição sensorial através do próprio nariz humano. Para essas medições recomenda-se o uso de um júri padronizado de pessoas, com sensibilidade olfativa e regularidade certificada.

A estrutura do LCQAr conta com o olfatômetro de diluição dinâmica ODILE 3500, instalado em setembro de 2003 e atualizado em 2009. O equipamento foi adquirido da empresa Canadense ODOTECH, sendo o primeiro deste gênero instalado no Brasil. Com ele pode-se determinar o limite de percepção olfativa de uma amostra e a sua concentração odorante, por meio do juri certificado.
Os resultados da concentração odorante da amostra (em unidades de odor por metro cubico – UO/m³) são obtidos através das normas EN:13.725, da comunidade européia, ASTM E679-91, dos Estados Unidos, e CUM 90, da cidade de Montreal.

Junto à olfatometria de diluição dinâmica (pelo uso de olfatômetro) ainda é possível realizar as análises de intensidade, hedonicidade e a determinação do caráter odorante, a fim de aprimorar a caracterização das amostras. 

Translate